Qual a diferença entre os termos: NOW, EXPEDITE e IMMEDIATELY?

Para explicar esses termos vamos apresentar as seguintes instruções dadas à aeronave logo após o pouso.

1 – CTL: KALAZA 123, on the ground at 25, vacate the runway…

2 – CTL: KALAZA 123, on the ground at 25, vacate the runway now…

3 – CTL: KALAZA 123, on the ground at 25, vacate the runway expediting…

4 – CTL: KALAZA 123, on the ground at 25, vacate the runway immediately…

 

No exemplo 01, a aeronave recebe uma instrução que requer uma ação comum e normal perante as regras de tráfego aéreo.

No exemplo 02, a expressão “NOW” requer que o piloto livre a pista sem demora (WITHOUT DELAY).

No exemplo 03, a expressão “EXPEDITING” requer que o piloto livre a pista agilizando, pois há uma situação de tráfego que requer essa agilização, tais como outra aeronave decolando ou pousando.

DOC 9432, item 3.3.3.3

Occasionally, for traffic reasons, a higher than normal rate-of-climb or descent may be required.

Embora o item, 3.3.3.3 esteja relacionado à manobra de descida, este princípio se aplica a outras situações.

No exemplo 03, a expressão “IMMEDIATELY” requer uma ação imediata por parte do piloto, pois há uma questão de segurança e perigo envolvendo a instrução.

 

DOC 9432, item 3.1.5  

 “The word “IMMEDIATELY” should only be used when immediate action is required for safety reasons.”

 

Infelizmente, esses termos não foram contemplados, nem explicados pela nossa fraseologia. Mas essa teoria foi contemplada no DOC 4444 e pode ser utilizada para apuração de conduta de pilotos e controladores, em caso de infração de tráfego aéreo, incidentes e acidentes aeronáuticos.

 

O DOC 9432 traz uma situação interessante, com explicação não contemplada pelo MCA 100-16, que se refere à intenção do controlador em autorizar a decolagem imediata após o alinhamento.

 

 

 

DECOLAGEM IMEDIATA – IMMEDIATE TAKE-OFF

 

 

Segundo ICA 100-37, temos:

 


2 DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS

2.1 DEFINIÇÕES


DECOLAGEM IMEDIATA: 
Procedimento executado por uma aeronave que, devidamente autorizada pelo órgão ATC, deverá taxiar o mais rápido possível para a pista em uso em movimento contínuo e, sem deter-se, decolar imediatamente.

 

6.20.4.5 A fim de acelerar o fluxo de tráfego aéreo, poderá ser autorizada a decolagem imediata de uma aeronave antes que esta entre na pista. Ao aceitar tal autorização, a aeronave deverá taxiar para a pista em uso e decolar sem deter-se nela.

Decolagem imediata é diferente de “TAKE IMMEDIATELY”. Esta, com o termo “IMMEDIATELY”, aponta para uma instrução em que a segurança está comprometida. DECOLAGEM IMEDIATA significa agilizar uma decolagem. Nesse caso a aeronave entra na pista e, sem se deter, sem parar, inicia a corrida.

 

 

PROFESSOR KALAZANS

O professor Kalazans é controlador de tráfego aéreo em São Paulo, piloto comercial, especialista em tráfego aéreo internacional, professor universitário de fraseologia, especialista em investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, professor de direito aeronáutico na Universidade Federal do ABC (UFABC), estágio operacional ACC, APP e TWR Nova Iorque (USA) – Advanced English Callan School (London UK) – English Advanced Level Course Premier College (London UK), Autor e Professor do curso Como passar no teste de proficiência da ICAO e Fraseologia de tráfego aéreo.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Print