Aeroclube x Escola de Aviação

Com o mesmo objetivo mas estruturas diferentes, os aeroclubes e escolas de aviação são os modelos de instituições de formação aeronáutica que predominam no país. O Aeroclube é um modelo existente desde a época pré-Segunda Guerra, e inicialmente surgiu como uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de formar aviadores com o auxílio do governo, sendo assim quase uma ONG da aviação.

Muitos dos aeroclubes atuais se modernizaram para não depender unicamente do apoio do governo, seja criando um projeto de sociedade paga, ou conseguindo parcerias com empresários que arrendam aeronaves, além de empresas privadas que utilizam seu espaço de modo conjunto. Muitos aeroclubes não são mais “aeroclubes” no sentido da palavra, mas também não são Escolas de Aviação de acordo com a definição. São “Aeroclubes 2.0″, por assim dizer, uma nova modalidade que os administradores aplicaram para manterem vivas as instituições que formam aviadores há quase um século.

As Escolas de Aviação chegaram ao Brasil mais recentemente e são empresas propriamente ditas, com cadastro e todas as taxas que o governo impõe. Devido a esse motivo, os preços das escolas são por vezes maiores do que os dos Aeroclubes, mas por outro lado, esse capital é muito melhor administrado e bem investido, no seu padrão e evolução.

Como são empresas, as Escolas de Aviação possuem estrutura, organização e atendimento mais eficientes do que os Aeroclubes, basicamente pelo fato de em um local você ser um aluno, e no outro você ser um cliente. Assim como acontece em outros países, a tendência é de que, com o tempo, as escolas dominem o mercado, pelo modo de administração mais eficiente para ambos os lados.
Apesar da aparente vantagem, não é por isso que os aeroclubes devem ser ignorados na sua pesquisa, até porque eles são centenas, e possuímos poucas escolas por estado. Apenas citamos a diferença para você ingressar nesse universo da formação sabendo que, nos aeroclubes, você encontrará algo mais tradicional, e nas escolas, uma padronização mais empresarial.

ALEXANDRE SALES

Alexandre Sales iniciou sua formação aeronáutica em São Paulo aos 17 anos de idade. Atualmente é formado como Piloto Privado, Piloto de Ultraleves, e também ministra instrução teórica. Paralelamente à aviação, fundou e administra o Canal Piloto, o maior site de informação sobre formação aeronáutica do Brasil.

Este artigo foi gentilmente cedido pelo site Canal Piloto, o maior site e canal no Youtube de informações sobre Formação Aeronáutica do país. Acesse-os clicando nas imagens abaixo!

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Print