Bom dia Comandante!!!

Invariavelmente em minhas aulas de fraseologia de tráfego aéreo , tanto para pilotos como para controladores de tráfego aéreo sou questionado a respeito da legalidade da expressão supracitada. É correto ou não a sua utilização na fonia?

Vejamos o que diz a nossa ICA 100 12 a respeito: 

Item:15.3.3 
Em todas as comunicações deverá ser observada, a todo momento, a maior disciplina, utilizando-se a fraseologia adequada, evitando-se a transmissão de mensagens diferentes das especificadas, tais como: bom dia, boa viagem, feliz natal, etc. 

Item 15.3.8:
não devem ser utilizadas palavras que: 

b) sejam vazias de siguinificado: OK. Ah, eé… 

Deve ser evitar expressões do tipo: Bom dia bom tarde, etc. 



Também surge uma dúvida, pois a rigor a fraseologia pátria não proíbe tais expressões, mas apenas diz que devem ser evitadas. Se quisesse proibir mais enfaticamente deveria utilizar expressões tais como: São proibidas as expressões ou é vedado o uso das seguintes expressões. Desta forma as dúvidas seriam dirimidas. 

 

PROFESSOR KALAZANS

O professor Kalazans é controlador de tráfego aéreo em São Paulo, piloto comercial, especialista em tráfego aéreo internacional, professor universitário de fraseologia, especialista em investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, professor de direito aeronáutico na Universidade Federal do ABC (UFABC), estágio operacional ACC, APP e TWR Nova Iorque (USA) – Advanced English Callan School (London UK) – English Advanced Level Course Premier College (London UK), Autor e Professor do curso Como passar no teste de proficiência da ICAO e Fraseologia de tráfego aéreo.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Print