A faculdade de aviação civil

Olá senhores,

 

Neste post irei comentar a minha visão referente ao curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, onde me graduei recentemente.

O curso tem duração de três anos (seis semestres), e abrange não somente matérias relacionadas diretamente a pilotagem de aeronaves, como também diversas outras áreas da aviação. No começo, eu estava com a perspectiva de aprimorar minhas habilidades e conhecimentos técnicos exclusivamente como piloto, porém com o desenrolar do curso, acabei me surpreendendo com as matérias extra pilotagem. As que mais me interessaram foram Psicologia aplicada a Aviação, Economia do Transporte Aéreo, Gestão de Logística na Aviação, Planejamento do Transporte Aéreo e Tráfego Aéreo Internacional.

No meu caso, como iniciei o curso habilitado PC/IFR, realizei o abatimento dos semestres  referentes ao Piloto Privado (1 semestre) e Piloto Comercial (3 semestre), assim reduzindo o tempo do curso em 2 anos. Na minha opinião, compensou tanto financeiramente, quanto cronologicamente, pois adiantei um ano na minha formação. Pelo fato de ter ingressado com um conhecimento prévio sobre a área, o curso serviu como uma forma de complementar os meus conhecimentos, tornando mais fácil o entendimento das matérias e por consequência um melhor rendimento.

Durante o curso, aos que já possuem conhecimento prévio, a faculdade oferece o programa de monitoria voluntária em simuladores de voo e como possuo a habilitação de INVA, porém ainda não atuando na área, optei por fazer parte da equipe de voluntários, experiência esta que foi de grande valia para o meu crescimento pessoal e profissional, por estar a todo momento transmitindo meu conhecimento e trocando informações com outros colegas. Nesta fase também, nos mesmos simuladores, mantive minha proficiência técnica de pilotagem IFR com professor responsável da própria faculdade, sem custo adicional. Apesar de disponibilizarem somente simuladores da aeronave Cessna 182, e ainda não contarem com simuladores de jatos ou turbo-hélices, o que limita, principalmente aos alunos checados que buscam o conhecimento e prática em aeronaves maiores, o treinamento a aeronaves de baixa performance. Os docentes responsáveis possuem vasta experiência na área, grande parte formada por antigos comandantes de linha aérea, militares e controladores de voo, agregando muito valor a este benefício do curso.

Portanto, julgo bastante válido o conhecimento, também, em áreas não relacionadas diretamente a pilotagem, mesmo para aqueles que queiram seguir exclusivamente a carreira de piloto (meu caso). Neste período, passei a enxergar que um piloto não deve limitar o seu conhecimento somente a parte técnica. O mercado está cada vez mais competitivo e o conhecimento mais amplo do meio é um grande diferencial para aqueles que pretendem ingressar no ramo. Mesmo para quem já esteja na aviação, é interessante entender como cada área da empresa funciona, mesmo que de uma forma básica, você terá uma melhor percepção sobre os rumos que a empresa estará tomando, podendo assim, antecipar seu próprio futuro dentro da companhia e auxiliando em seu planejamento de carreira.

Qualquer dúvida, estou a disposição!

 

FABIO MARTINELLI

Fabio é Piloto Comercial e Instrutor de Voo.
É também um dos professores mais ativos da eBianch, responsável pela criação de conteúdo relacionado à navegação aérea e a operação das aeronaves Cessna 152 e 172.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *