Top 10 livros de aviação mais vendidos

            No fascinante universo da aviação uma série de livros já foram lançados em todo o mundo, o mercado americano continua se destacando como o mais desenvolvido e com a maior quantidade de títulos sobre o assunto. Para se ter uma ideia, uma pesquisa na Amazon EUA mostra mais de 40 mil títulos sobre aviação entre livros técnicos, romances, bibliografias, fotográficos e para treinamento, enquanto no Brasil a mesma Amazon conta com apenas 219 títulos em seu acervo. Na Bianch Pilot Shop, maior acervo de livros sobre aviação do Brasil, são cerca de 500 títulos, muitos garimpados de pequenos autores e cerca de 30 desenvolvidos pela própria Editora Bianch. Nos últimos 12 anos foram mais de 20 mil livros vendidos e neste post fizemos um balanço com os livros para aviação mais vendidos por categorias.

Livros Técnicos

  #1 – Simulado de Provas para Piloto Privado  

    Ao longo de 10 anos de seu lançamento, foram mais de 6 mil unidades comercializadas, entre vendas para consumidores finais, para livraria e escolas, o famoso livro da Editora Bianch é o mais completo e atualizado quando o assunto são testes preparatórios para a Anac. São mais de 2000 questões que ajudam os que estão estudando para a Anac a validarem o seu conhecimento e testarem se estão prontos para a tão temida banca da Anac para Piloto Privado.

    #2 – Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos

Poucos livros resistem tão bem ao tempo e se mantém tão populares quanto o famosos Aeronaves e Motores de Jorge Homa, chegando em sua 37ª edição em 2017, é o segundo livro técnico mais vendido na Bianch Pilot Shop, com cerca de 5.000 unidades nos últimos 10 anos. O livro é repleto de ilustrações e atende muito bem tanto os estudantes de Piloto Privado quanto de Piloto Comercial.

#3 – Regulamento de Tráfego Aéreo VFR e IFR

A linguagem fácil e a didática do comandante de Boeing 737 Denis Bianchini faz deste, proporcionalmente, o livro sobre aviação mais vendido do Brasil, com cerca de 4,8 mil unidades em 7 anos. As atualizações são constantes, sempre acompanhando as mudanças da Anac, a didática é facilitada com ricas ilustrações e dicas que descomplicam a matéria, além de ser indicado para Piloto Privado e Comercial. Este livro é sem dúvidas o mais indicado para alunos, escolas e aeroclubes, quando o assunto é regulamento de tráfego aéreo.

Inglês para aviação

#1 – Como Passar no Teste de Proficiência da ICAO

O título é autoexplicativo sobre o propósito do mais vendido livro de inglês para aviação do Brasil. Escrito pelo conceituado professor Kalanzs, perito em acidentes aéreos e especialista em prova ICAO, e pela professora Marina Renata, abordando de forma prática, com dicas e respostas para as principais dúvidas que os pilotos possuem com relação ao Teste de Proficiência da Icao.

#2 – Aviation English Course

Produzido para ensinar o aluno a começar a “pensar em inglês”, o livro do autor Demostene Marinotto acompanha um CD de aúdio MP-3 para que o aluno “acostume” o ouvido a compreender as palavras e auxilie na pronuncia correta dos termos em inglês, feito para quem já tem uma noção básica de inglês e quer compreender melhor a fraseologia do dia a dia da aviação.

#3 – English for Aviation

Talvez um dos mais vendidos livros de inglês para aviação do mundo, faz parte da express series da editora Oxford e é referência para todos os que desejam utilizar a língua inglesa em seu dia-a-dia como profissional da aviação. Produzido para que pilotos e controladores de voo desenvolvam suas habilidades específicas descritas no Perfil de Linguagem Nível 4 da Icao.

Livros Gerais

#1 – Acidentes Aéreos                  

Novamente o professor Kalazans aparece em nosso ranking, com um o famoso livro Acidentes Aéreos, o CSI da Aviação, explicando os bastidores das investigações de acidentes aeronáuticos e desvendando casos famosos como o acidente dos Mamonas Assassinas, do 1908 x Legacy e do Voo 3054. Imprescindível para amantes de aviação.

#2 – Além dos Manuais – Uma Conversa sobre Segurança de Voo

Nenhum assunto dentro da aviação é mais importante do que a segurança de voo, e neste sentido o autor Nelson de Souza Taveira busca contribuir para a segurança de voo, seja por meio de ensinamentos, seja por ilustrações, análises e comentários sobre alguns acidentes aeronáuticos, ocorridos no Brasil e no exterior. Dentro desse universo, é dada particular ênfase aos acidentes em que houve relevante contribuição do fator humano.

#3 – Livro Formação Aeronáutica – 50 Dicas de Aviação

Oscar, lima, alpha! Você conhece o famoso cumprimento do famoso blogueiro, youtuber, escritor, podcaster, professor e piloto Alexandre Sales do Canal Piloto é a porta de entrada para os que estão pensando em ingressas na aviação. São 50 dicas simples sobre aviação, respondendo diversas perguntas e elucidando grande parte das dúvidas dos que desejam se tornar piloto um dia. Recomendadíssimo.

Bônus – O mais vendido.

#1 – Aprendendo a Voar em Simuladores de Voo             

O que você fazia com 15 anos? O comandante Denis Bianchini estava escrevendo seu primeiro livro, Aprendendo a Voar no Flight Simulator. De lá para cá foram 8 versões do livro, muitas mudanças e mais de 20 mil cópias vendidas, fazendo deste sem dúvida o livro mais vendido de aviação do Brasil. Hoje chamado Aprendendo a Voar em Simuladores de Voo o livro consta com a participação especial de Alexandre Sales em seu capítulo sobre o X-Plane. É recomendado por 11 entre 10 apaixonados por aviação e obrigatório para qualquer simuleiro.

Fonte: Bianch Pilot Shop

 

GUSTAVO BIANCHINI

Formado em marketing pela Universidade de São Paulo (USP), Pós Graduado em Gestão de Empresas pela FIA e MBA em Economia Comportamental pela ESPM. Administra desde 2010 a Bianch.com e Editora Bianch e recentemente eBianch. Desde 2017 passou a gerir a Azul Collection em parceria com a Azul Linhas Aéreas.


COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Print

2 comentários em “Top 10 livros de aviação mais vendidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *