Conheça a importância do Learjet para a aviação

Tempo de leitura: 2 minutos

Aeronaves para transporte VIP, executivo etc. não são algo recente, na realidade, desde a década de 1930 que aeronaves são convertidas para o transporte de personalidades importantes. Franklin D. Roosevelt, por exemplo, foi o primeiro presidente norte-americano a voar durante o governo, utilizando um Douglas Dolphin.

Nesse texto, entretanto, conheceremos como a Learjet projetou uma aeronave que revolucionou ou praticamente inventou o mercado de aviação executiva como conhecemos atualmente.

Utilizando o protótipo militar FFA P-16 como inspiração, o modelo 23 foi a primeira aeronave da Learjet, realizou seu primeiro voo em 1963 e entrou em serviço em 1964. Apesar de outros modelos similares existirem no mesmo período, como o British Aerospace 125, foi o pequeno tamanho, velocidade, luxo e capacidade de transportar 6 a 8 passageiros do Learjet que popularizou a partir da década de 1960 a categoria das aeronaves executivas como conhecemos hoje .

Com 101 unidades produzidas, o modelo 23 foi substituído pelo 24 em 1966. Devido sua origem em uma aeronave militar, os Learjets ficaram conhecidos por serem extremamente ágeis, porém complicados de pilotar, levando a diversos acidentes. A agilidade era tanta que além dos diversos recordes quebrados, os Learjets eram constantemente utilizados em shows aéreos realizando manobras nunca vistas em uma aeronave daquela categoria.

No ano de 1990, a fabricante canadense Bombardier comprou a Learjet e continuou com os modelos, entretanto em 2021 foi anunciado que a família Learjet seria descontinuada para a empresa focar nas linhas mais lucrativas e modernas Challenger e Global.

Isso ocorreu porque a família Learjet estava se tornando obsoleta em comparação com os mais modernos, confortáveis e econômicos Phenom 300, Citation CJ4 e PC-24.

 A mais recente versão do Learjet é o modelo 70/75, de tamanho médio, possui capacidade para 9 passageiros e 3.780 km de alcance, a última unidade foi entregue em 2022.

Com mais de 3.000 unidades fabricadas, os Learjets revolucionaram o mercado de aviação executiva, tornando-se além do sucesso comercial, um ícone na cultura norte-americana, com muitas celebridades possuindo uma unidade, sendo também referenciados por diversos artistas em filmes e músicas principalmente.

FFA P-16

Learjet 23

Frank Sinatra à frente de seu Learjet

Learjet 75

 

Flight Deck do Learjet 75

Modelos da família Challenger e Global

Referências

https://aviationweek.com/business-aviation/aircraft-propulsion/end-era-bombardier-halt-learjet-production

https://en.wikipedia.org/wiki/Business_jet

https://en.wikipedia.org/wiki/Learjet

Bombardier Learjet 45